20.2.13

História do Fuxico




 Muitas pessoas adoram fazer fuxico mas não sabem a história desse acessório lindo, não é mesmo? Por isso resolvi criar esse post contando um pouco a história do fuxico pra vocês.

 Sua origem é incerta. Não se tem registro de onde e nem quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou, mas sabemos que hoje em dia ela é praticada no mundo inteiro.
 Aqui no Brasil, recebeu esse nome por causa das mulheres do interior do Nordeste brasileiro que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer mexericos, ou seja, fazer fuxicos.
 No começo era usado apenas para a decoração mas depois passou a ser usado na confecção de roupas.
 O fuxico atravessou gerações e hoje é moda do mundo inteiro, com direito a ser considerado um acessório de luxo pelos estilistas que o usam para customizar roupas.
 O fuxico é feito principalmente nas cidades pequenas pois requer tempo e nas cidades grandes, hoje em dia, o tempo está cada vez mais escasso.
 Mas, seja na cidade ou no interior, de uma coisa temos certeza: nenhum país produz tanto fuxico como o Brasil. Talvez isso aconteça devido ao nosso povo ser tão habilidoso para o artesanato, criativo para reciclar retalhos ou pode ser por sempre terem que dar um jeitinho pra superarem o desemprego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário